Dicas de Estudo Para os Exames Finais

10:05:00



Quer estejam no secundário, quer na faculdade, o mês de Junho é, pelo menos para a grande maioria, sinónimo de preocupações e stress ou não estivessem os exames aí à porta. Para atingirmos os resultados que pretendemos, é necessário um grande empenho ao longo das semanas anteriores mas, infelizmente, nem sempre é o suficiente. Por vezes, mesmo sem nos apercebermos, acabamos por estudar de maneira errada, o que acaba por ter um impacto enorme na nota final. Para corrigir alguns desses erros -que até eu própria cometia- decidi reunir um conjunto de dicas que deves ter em conta durante esta jornada até ao sucesso. Boa sorte!





Estabelece objetivos.
Agora que já sabes quais são as disciplinas às quais vais ser proposto a exame, está na hora de definir objetivos para cada uma delas. Antes mesmo de começares o estudo, disponibiliza um espaço no teu caderno ou bloco de notas e aponta os resultados que pretendes obter e o que tens de fazer para os alcançar. Lembra-te que os valores devem ser realistas e de acordo com o teu desempenho ao longo de todo o ano.


Faz um plano de estudo.
A criação de um plano de estudo é essencial para obter bons resultados. Relê o teu caderno diário ou manual e, numa folha à parte, aponta os nomes de todas as matérias que podem sair no exame. Desta forma, vais ter uma visão mais simplificada de tudo aquilo que tens para estudar e, no fim, será mais simples certificares-te que analisaste todos os pontos.


Começa a estudar com antecedência.
Este ponto já não é novidade nenhuma para ninguém mas, mesmo assim, acabamos sempre por deixar tudo para o último minuto. Iniciar o teu estudo com alguma antecedência só te pode trazer benefícios. Além de, obviamente, teres mais tempo para te preparares de uma forma mais pormenorizada, também ajuda imenso no alívio do stress e já não vais ter aquela sensação de "corrida contra o tempo".


Divide a matéria por partes.
Depois de, ao fazeres o teu plano de estudo, teres tomado nota do nome de todas as matérias que são preciso estudar, está na hora de as dividires pelos diferentes dias. Assim, vais retendo a informação aos poucos e já não há necessidade de te sobrecarregares.


Escolhe o melhor método de estudo para ti.
Está provado que, para a maioria das pessoas, escrever é a melhor forma de memorizarem algo. Porém, se sentes que um outro método seria mais proveitoso para ti, segue em frente. O importante é perceberes o que funciona melhor contigo e de que maneira podes rentabilizar melhor o teu estudo.


Escolhe um local de estudo.
O local onde vais estudar é um fator crucial para seres bem sucedido. As preferências vão variando de pessoa para pessoa. Enquanto que alguns preferem o conforto de sua casa, outros gostam mais de estudar em espaços públicos, como uma biblioteca ou até um café. O importante é que o local seja pacífico e te ofereça as condições necessárias.


Leva todo o material necessário.
Antes de te sentares e começares uma sessão de estudo intensivo, certifica-te que tens tudo o que vais precisar contigo. Pode parecer banal mas, se pensarmos bem, por vezes, acabamos por perder muito tempo com as pausas que fazemos para ir buscar aquela caneta ou caderno que está a faltar. 


Não estudes mais do que uma hora seguida.
Ao estudarmos por longos períodos de tempo, acabamos por ficar mais cansados e até entediados. O ideal é trabalhares durante apenas uma hora, fazer uma pausa de cerca de 15 a 20 minutos e, de seguida, repetir os mesmos passos. Desta forma, irás concentrar-te mais rapidamente e reteres a informações de forma mais simples.


Faz pausas.
Tal como já foi referido, é muito importante que faças pausas durante uma sessão de estudo. Lembra-te que não deves exagerar no tempo, 15 minutos são suficientes. Aproveita este tempo para espaireceres um pouco e te abstraíres da matéria. Come algo, vê um pouco de televisão ou visita as tuas redes sociais.


Não utilizes aparelhos eletrônicos.
Para a maioria das pessoas, a maior dificuldade está na concentração. Aparelhos eletrónicos, como os telemóveis e computadores, são os maiores inimigos de quem está a tentar estudar. Certifica-te que os desligas ou deixas bem longe de ti. Caso precises de recorrer à internet para algum tipo de pesquisa, podes utilizar alguns sites que te bloqueiam o acesso às redes sociais durante um determinado período de tempo. Assim, tens a certeza que não estarás a perder tempo com coisas desnecessárias.


Faz exercícios.
Não há melhor forma de verificarmos se já estamos preparados para um exame do que fazer exercícios. Mesmo que já tenhas feito imensos resumos, certifica-te que não esqueces este passo. Recorre a fichas dadas na aula ou a provas de anos anteriores. Fá-los como se já fosse o dia do exame e, no fim, faz a tua própria avaliação. Desta forma, vais ter uma ideia mais definida sobre as tuas verdadeiras dificuldades.


Cuida de ti.
É muito importante que, durante estas semanas, não descuides a tua saúde e bem-estar. Além de ser essencial para a tua vitalidade, o teu cérebro vai estar mais receptivo a nova informação. Alimenta-te de forma saudável, pratica exercício físico e dorme o suficiente. 


Sê positivo.
É normal que, dias antes da prova, a insegurança comece a chegar. Não deixes que esta te prejudique. Lembra-te que estudaste o suficiente e estás bem preparado para o que aí vem. Tenta manter o pensamento positivo e, se ajudar, pratica algumas técnicas de relaxamento.


Não estudes na véspera.
Por muito tentador que seja, é muito importante que não estudes no dia anterior ao exame. Na maioria das vezes, acaba por gerar uma enorme confusão. Se cumpriste todos os pontos anteriores, estás mais do que preparado para o que aí vem e não tens nada a temer. Aproveita o último dia para relaxar e, no máximo, ler os resumos.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Este género de posts tinha-me dado um jeitão quando estava na escola! Adorei as dicas!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ReplyDelete
  2. boas dicas. mas cada pessoa tem o seu metodo. sempre fui mais eficiente com pressão, por isso para mim funciona melhor estudar de vespera. xD
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ReplyDelete
  3. Aii, ando a mil com os exames! Mal posso esperar que Junho acabe :x
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ReplyDelete
  4. Eu também vou fazer exames, e já ando cheia de stress.
    Obrigada pelas dicas.
    Beijinhos:)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ReplyDelete